segunda-feira, 4 de junho de 2007

Park Review: Playcenter


Um dos mais antigos e famosos parques do Brasil, o Playcenter é um típico parque urbano de qualquer metrópole da América do Norte ou da Europa. Inaugurado em 1973, o parque é um cartão postal da maior cidade da América do Sul e talvez o parque mais movimentado do país.

Sempre com uma visão inovadora, o Playcenter busca trazer para o Brasil tudo o que tem feito mais sucesso no exterior. Trouxe, ainda na década de 70 a primeira montanha russa de grande porte para o país, a SuperJet e, no início dos anos 80, a primeira montanha russa com looping, a Colossus. Na década de 90, trouxe o primeiro free-fall do país, o Turbo Drop e a Boomerang, a primeira montanha russa shuttle da nossa terrinha.

São muitos os sites, blogs e fotologs sobre o playcenter. O Parque se encaixa perfeitamente na onda nostálgica que tem envolvido os brasileiros que viveram os anos 80 e continua no sempre no centro das discussões sobre parques de diversões.

O parque viveu algumas fazes bem distintas ao longo das suas pouco mais de três décadas de existência. Primeiro foi a fase de encantamento: o país que, até então, praticamente só conhecia parques itinerantes, se deparou com grandes atrações voltadas tanto para crianças como para o público mais jovem, sedento por adrenalina. Depois veio a fase da calmaria, as pessoas simplesmente se acostumaram a visitar o Playcenter e ir ao parque tornou-se um hábito do paulistano. Essa calmaria durou uns bons 10 anos e, quando a tecnologia e a informática começaram a ameaçar roubar o público dos parques diversão, o Playcenter trouxe o Turbo Drop e a Boomerang. O parque voltou a ter um destaque nacional e o paulistano retomou seu hábito de ir ao parque nos seus dias de folga. Veio então a pior fase: a crise. O parque estava construindo seu segundo parque, o Hopi Hari. Um mega investimento que pretendia trazer o que havia de mais moderno aliado a uma tematização extrema. Infelizmente o investimento necessário foi maior do que o Grupo Playcenter esperava. Isso somado à crise financeira que o país todo enfrentava, fez o Playcenter ficar um tanto quanto “esquecido”. O visual foi ficando feio, sem cores. Tudo precisava de pintura, decoração e o parque não tinha dinheiro para trazer novas atrações. Alguns equipamentos considerados clássicos pelo público foram vendidos, como as montanhas russas Tornado e SuperJet, e o público começou a sentir um certo “vazio” no parque. Da inauguração da Boomerang à inauguração da Dragon, a primeira montanha russa da nova fase do parque, foram 6 anos.

O público começou a mudar os planos, não ir ao Playcenter. Diziam o parque estava sujo, mal frequentado e que achavam perigoso. Até que o primeiro dono, Marcelo Gutglas recomprou o lugar e iniciou um trabalho para re-erguer a imagem do parque. O Playcenter ocupava uma área formada por três terrenos alugados. A primeira providência foi realocar todos os brinquedos e devolver um dos terrenos para reduzir os custos. Foi contratada uma empresa especializada cujos arquitetos e engenheiros encontraram formas de posicionar os equipamentos de maneira a não só manter o número de atrações, mas também aumentá-lo sem, no entanto, comprometer o conforto do visitante. E, seguindo esse caminho, o Playcenter inaugurou em 2003 a Dragon e a Happy Mountain - duas montanhas russas infantis- e a Windstorm, uma montanha russa compacta porém bastante interessante.

Fazendo um balanço da trajetória do parque, o saldo parece ser positivo e com viés de crescimento. Saíram a Alpenblitz, a Tornado e a SuperJet. Mas entraram a Boomerang, a Windstorm, a Dragon e a Happy Mountain. Saiu o Show dos Golfinhos, mas entraram os programas Ciência no Parque e S.O.S Mata Atlântica. Saiu o Splash, mas entrou o Waymea. Saíram e Boneca Eva e a Montanha Encantada, recentemente inaugurada no Beto Carrero World com o nome de Raskapuska, mas entraram o Turbo Drop e o Sky Coaster®. No balanço final, o parque se atualizou. Trouxe para São Paulo, os equipamentos que hoje são o que os equipamentos de que a gente tem saudade eram naquela época.

Ainda acho que o Play poderia ousar um pouco mais. Acho que eles precisam logo de uma montanha russa invertida. Por outro lado, se eles não estão certos disto, é melhor que sejam prudentes e evitem problemas. De qualquer forma, acredito que não vai demorar muito para eles pensarem igual a mim. O parque atrai muitos adolescentes tão sedentos por uma invertida quanto o público da década de 70 estava pela SuperJet....

Destaques:

Boomerang: É realmente fantástica. São 3 inversões na ida e três na volta, totalizando 6 vezes de cabeça pra baixo sendo que, na metade delas, o passageiro está de costas.

Windstorm: Não levante as mãos nessa montanha russa. Por ela ser compacta, os carrinhos passam muito perto dos suportes. Se você mantiver seus braços abaixados, vai se divertir bastante sem problemas. Atenção para a quarta curva. É bem fechada e inclinada. Muito legal!

Looping Star: Irmã menor da Colossus, a Looping Star tem apenas uma inversão, mas é o xodó de todo fã do Playcenter. Projetada por Anton Schwarzkopf, a LS tem curvas gostosas e travas somente no colo, aumentando a emoção.

Turbo Drop: No Brasil existem seis free-falls: Um no Terra Encantada, um no Hopi Hari, um no Walter World, dois no Betob Carrero World e o Turbo Drop. O Turbo Drop é único. Os outros são deliciosos, mas o TD quica. Isso mesmo, o visitante despenca de cerca de 60 metros de altura e quando chega em baixo sobe de novo. Essa inversão da aceleração provoca uma sensação fantástica.

Sky Coaster®: O Playcenter trouxe para o Brasil o primeiro Sky Coaster® daqui. O equipamento é formado por três torres formando um triângulo. De duas delas pendem cabos que são presos ao visitante. Da terceira torre, na outra ponta do triângulo, desce um cabo que iça o visitante até topo do equipamento, a cerca de 60 metros de altura. Nesse ponto, o visitante puxa uma cordinha na lateral do seu colete, como se estivesse pulando de pára-quedas e cai. Cai e os outros dois cabos o fazem se comportar como se fosse a massa de um pêndulo. É a sensação mais próxima que se pode ter de uma queda-livre. Mais que isso, só bunggie jump.

Curiosidades:

  1. O Playcenter vendeu a Colossus em 1986 para o Dorney Park, na Pensilvânia-EUA e pouco tempo depois comprou a Looping Star, um modelo quase igual, mas com um looping a menos.
  2. A Colossus é uma montanha russa diferente. A quem diga que ela é um Lego® para adultos porque o parque pode escolher se a constrói com um ou dois loopings. Se optar por uma única inversão pode guardar as peças sobressalentes para usar depois...
  3. O Playcenter foi o primeiro parque do Brasil a instituir um Gay Day, seguindo a tradição dos parques dos Estados Unidos. Desde 1999, sempre no mês de junho, próximo à data da Parada do Orgulho GLBT, um dia é destinado exclusivamente a ao público GLBT.
  4. Segundo o Roller Coaster Data Base, site referência em montanhas russas no mundo inteiro, existem 10 montanhas russas associadas ao Playcenter. 5 no seu passado e 5 na sua atualidade.
  5. A foto em preto e branco logo acima que mostra a SuperJet foi tirada em 1973.
Obs:
1. Todas as fotos tiradas por Lucas Ferraz Exceto: Marca antiga do Playcenter no topo da página (Cortesia do Playcenter), a foto do Carrossel iluminado (Cortesia de Alexandre Scuriza/ Clube Brasileiro de Montanhas Russas) e a foto da SuperJet em preto e branco (cortesia de Bruno Finotti/ Museu do Playcenter - www.museudoplaycenter.vipflog.com.br)
2. O endereço www.montanhasrussas.cjb.net nas fotos é referente ao meu antigo site, que não está mais no ar e foi substituído por este blog.

Playcenter
Rua José Gomes Falcão 20, Barra Funda
São Paulo - SP
www.playcenter.com.br

10 comentários:

Unknown disse...

Ei, você afirmou na postagem:
Eu acho que o play deveria "ousar" uma montanha-russa invertida.

Pois bem,o Play,como você chama,está apostando nisso,segundo a gerência e o blog mais famoso do playcenter,o playcenter uau!

A tal montanha-russa invertida, poderá ser a cópia do maior sucesso do Play,A BOOMERANG!

Se tudo correr bem, A montanha russa invertida chamada "Giant Inverted Boomerang"(GIB),tomará o lugar do Famoso Sky Coaster.
É uma réplica identica da Boomerang,porém é invertida e maior.A fabricação vem da mesma empresa que fabricou a Boomerang, a famosa VEKOMA RIDES.

Espero que ela venha e que seja um suuuuuuuuuuuucesssoooooooo!!!!!!!

Alex Souza disse...

eu axo o seguinte...
eles naum deviam ter tirado a Colossus a menos que tivesse passando dificuldade.
Ela com dois loopings deve ser bem mais legal.
agora com o pensamento de uma montanha russa invertida no Play euaxo muito bom mais ela nao devia sercomo a Boomerang;
Porque se ja tem a Boomerang eles deviam fazer uma montanha bem diferente com circuito continuo
que da mais adrenalina.
Bom esse foi meu palpite que eu mando a vcs galerinha
e que se for vim msm uma montanha invertida. que seja qualquer uma tbb
sendo montanha pra swe diverti eu TO DENTRO...

Unknown disse...

eu acho daora o play

Unknown disse...

Sou fã do parque desde 2000 e acho que o parque deveria inovar com uma nova montanha russa radical que supere a BOOMERANG, porque ela já enjoou.

Alex ;D disse...

[i]axo iqualzinho vc betinho! tem que vir uma MELHOR que a Boomerang!

noites do terro 2011 disse...

eu acho que deveriam colokar uma
montanha russa envertida

Unknown disse...

oi,eu acho que vcs poderia tirar o boomerang e o sky coaster,e fazer duas montanhas-russas invertidas e intrelaçadas...seria mmmuuuitaaa adrenalina...e vcs iriam bater um recorde brasileiro......

Unknown disse...

tenho muitas saudades do play em sua época de glória em especial o interpryse ou interplayse...desculpe se errei á palavra más aquelas voltas de ponta cabeça,,,era, foi e será tudo de bom para mim

Unknown disse...

Sou apaixonada pelo parque, tenho ótimas lembranças. Frequento o mesmo desde pequena (1990). Gosto de estar nos EVENTOS principalmente NOITES DO TERROR,tenho saudades dos brinquedos mais antigos como "casa das sombras, teleférico, montanha encantada e outros que não me recordo dos nomes".

aquatic groove disse...

bom é fato o parque caiu muito em vista do que foi na decada de 80 e concordo com o amigo o parque não podia ter vendido a colossus que foi um icone do parque quem pegou essa epoca sabe do que eu to falando e eu acho que o parque tem que apostar num novo icone como foi a colossus o super jet e o enterprise...eu tiraria todos esses birnquedos que estão trazendo e traria a montanha russa do batman que tem nos estados unidos ou qualquer outro...mas pra causar impacto pra chegar imponente ao parque como foi a colossus..imponente um icone!!!